segunda-feira, janeiro 28, 2008

Raça e determinação vencem dragão

A vitória de ontem do Sporting sobre o Porto (2-0) demonstrou que em futebol não há vencedores antecipados, mesmo atravessando uma fase menos boa de exibições, sorte e resultados, tinha cá uma esperança que o Sporting iria vencer o jogo e felizmente aconteceu.

O Sporting fez um jogo realista, com muito empenho, luta e também humildade, que é necessária, não só pelo facto de as coisas não estarem a correr bem como devido ao momento que a equipa adversária atravessa, pois estão moralizados pelo 1º lugar que ocupam. O índice de eficácia foi muito bom, o que lamentavelmente não aconteceu em outros jogos, depois, claro que também houve o factor sorte, mas caramba há quanto tempo a sorte não nos tem batido à porta?


As figuras nos momentos certos

Houve muito espírito de sacrifício e entreajuda em toda a equipa, destacando o excelente momento de Polga, que evitou um golo certo do FCP, tendo parado à boca da baliza, com o peito, um remate mortífero de Farias, o voluntarismo e raça de Vukcevic, pois marcou um e ofereceu outro e também a classe do capitão Moutinho, que mesmo depois de espezinhado por Bruto Alves, teve a lucidez e maturidade necessária para não responder à agressão.

A arbitragem

A arbitragem esteve mal para os dois lados, se no golo do Ismailov, o Vukcevic estava ligeiramente fora de jogo, mas tão pouco que o árbitro assistente nem deu por ele, e quando assim é há que privilegiar quem ataca, no golo anulado ao Porto nem sequer houve dúvidas, pois o jogador estava bastante adiantado. Quanto aos dois casos de jogo violento, no primeiro, o Liedson foi à bola de forma um bocado exagerada, dando um toque no pé direito de Helton, mas não teve intenção de o aleijar, justificava-se o amarelo, no outro caso, o Bruto Alves, sem bola, de forma violenta e propositada, saltou com os pés para cima do Moutinho, aleijando-o nas pernas, este merecia o cartão vermelho directo.

Os treinadores

O Paulo Bento esteve bem ao colocar o Vekcevic e Ismailov desde início, o que raras vezes tem feito, está mais que provado que os dois a jogar na mesma equipa dão outro pendor atacante ao futebol do Sporting e curiosamente foram os dois que marcaram os golos.

No fim do jogo o P.B. referiu que o objectivo do Sporting, na liga, face à panorâmica actual, é o 2.º lugar, o que também estou de acordo, pois é muito difícil o Porto até ao fim do campeonato perder mais onze pontos. Quanto a Jesualdo, referiu que o resultado era mentiroso, mas esqueceu-se que o Sporting já foi ao Dragão dar baile de futebol ao Porto e o resultado também não foi justo. É certo que o FCP tem uma equipa mais madura e entrosada e atacou mais na segunda parte à procura do golo mas o Sporting ontem realizou um excelente jogo, empenhou-se ao máximo e fez tudo por ser feliz, quanto a mim o resultado ajusta-se.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

O "fado" continua

Pelos vistos, no início deste ano o "fado" continua, exibições fraquinhas, nervos sempre em franja e resultados construidos quase no fim do jogo e com muito sofrimento. Ganharam apenas dois jogos, ao Lagoa e ao Beira Mar, muito pouquinho.
De reforços, vieram o Tiui, que parece mais nome de pássaro e hoje falaram de Grimi, um Argentino emprestado pelo Milão. Não estou a ver que venham resolver qualquer coisa no Sporting, pois não há garra, vontade de jogar e os elementos em campo estão desarticulados, caiem quase sempre no fora de jogo, não se vê uma jogada de contra-ataque com um golo a finalizar.


O Miguel Veloso parecia prometer muito, deu muito que falar mas já está a cair no fraco, já não rende como rendia, perde bolas, já não faz os passes longos que tão bem sabia fazer, está mais gordo e parece cansado. Um jogador de alta competição tem que se esforçar mais, lutar, fazer regime até emagrecer o suficiente para ser um jogador que renda, um jogador de nível mundial, assim, se for para um clube grande de Itália, Espanha ou Inglaterra, depressa fica remetido ao banco e lá se vai uma carreira. Parece que a fama lhe fez mal, será que está mais interessado no mundo da moda? Espero estar enganado!

Amanhã temos o jogo com o FCP, o resultado é sempre uma incógnita, o SCP mesmo a jogar mal, pode vir a ganhar o jogo, para isso têm que correr muito, lutar pela bola e depois também um pouco de sorte. No fundo tenho cá umas esperanças!

Poderão estranhar este meu estado de alma mas, por muito que doa, é o da maioria sportinguista, pois todos queremos ver um Sporting ganhador e principalmente com garra, o que não tem acontecido. Também se poderá dizer que somos um clube rico em história, um clube diferente de todos os outros, mas por enquanto, pobre de finanças, isso é certo, temos que ter os pés bem assentes no chão, não esbanjar, mas também para se sair da cepa torta é preciso arriscar um pouco, senão podemos cair na vulgaridade de um clube que luta sempre pelo segundo ou terceiro lugar.