quarta-feira, maio 21, 2008

Sporting Sempre!


A época desportiva do SCP 2007/2008 terminou, que ilações se podem tirar?

Ganharam a Supertaça Cândido de Oliveira (1-0) ao F.C.Porto e foram à final da Taça Carlsberg com o V. Setúbal, perdendo na lotaria dos penaltis.

Nas competições europeias chegaram aos quartos de final da taça UEFA, perdendo ingloriamente com o G. Rangers, que foi à final.

Para o campeonato, apesar das fracas prestações fora de casa (em contraste com a época transacta), em Alvalade, não perderam qualquer jogo, o que foi positivo e na recta final da liga conseguiram alcançar e manter o segundo lugar, sendo um mal menor, pois vão encaixar uma considerável soma para ajudar as parcas finanças do clube.

No domingo ganharam por 2-0 a Taça de Portugal também ao FCP, um jogo em que muitos poderiam considerar o Porto favorito pois era o campeão nacional.

O Sporting partiu para esta época “com os bolsos vazios”, tendo um orçamento oito vezes inferior ao do FCP e de metade do SLB, fazendo por isso um reforço racional do plantel.

Por tudo isto o plantel à disposição do Paulo Bento era limitado em alguns sectores, agravando-se ainda mais com as lesões, logo no início, do Pedro Silva e Derlei que prometiam uma boa temporada. Talvez por isso, fizeram um campeonato irregular, perdendo bastantes jogos fora, entregando cedo o primeiro lugar ao FCP.

O Paulo Bento tem sido coerente no aspecto disciplinar, desconheço a razão do afastamento do Stoikovic da titularidade da baliza, mas tornou-se uma opção polémica. Na final da taça deixou de fora o Vukcevic, um jogador vontadeiro e que já deu grandes alegrias aos sportinguistas, será que foi por ver o Vukcevic a falar com o Stoikovic e o Purovic? Terá que se deixar destes rancores. Outras opções a nível táctico, em jogos que perdeu, também foram criticadas (onde também me incluo). Agora há que interrogar quem tinha razão, se o Paulo Bento ou os seus críticos. Será que algum treinador, com um opositor (FCP) bem reforçado e com as condições impostas ao PB poderia ter feito melhor? Duvido!

Agora, não podemos continuar sempre assim, resignarmo-nos ao segundo lugar e ganhar uma taça de vez em quando, a direcção do clube tem a palavra. É de minha opinião que devem investir um pouco mais, têm que arriscar mais, fazerem duas ou três excelentes aquisições, daquelas que façam a diferença, pois só assim se poderá ser campeão nacional e chegar longe na Liga dos Campeões que dá milhões, pois dinheiro gera dinheiro e títulos gerem títulos.

Uma palavra para os artistas da bola, não esquecendo os outros destaco o Vukcevik, que se revelou um bom jogador, com uma entrega ao jogo de louvar; o Izmailov, um grande jogador mas a fazer exibições de altos e baixos, não se compreende, por vezes desaparece do jogo e revela-se um jogador triste; o Djaló, se tiver empenho e não se deixar arrastar por águas turvas, com a sua rapidez, poderá ser um belo jogador de nível europeu; o Miguel Veloso, que emagreceu e melhorou bastante nos últimos jogos, terá um dilema grande pela sua frente, ou se dedica à profissão futebolista, que tem grande talento, ou escolhe as passerelles, quiçá uma carreira também aliciante; por fim os dois expoentes máximos, o Liedson, uma máquina dentro do campo, sempre atrás da bola, não perdendo uma oportunidade para a meter lá dentro e o grande João Moutinho, raça, determinação, ESFORÇO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA, a alma do Leão.

Viva o SCP

segunda-feira, maio 19, 2008

Uma taça de esperança!

Muitos pensaram que a taça estava no papo para o FCP, pois era o campeão nacional, uma equipa recheada de valores que fizeram a diferença no campeonato, mas no fundo eu cá tinha muita esperança que os leões me iam dar mais uma alegria.

O Jogo começou vivo, com os jogadores a correrem e a jogarem com passes certos e bem delineados. Prometia, pois ganhavam a maioria dos lances e chegavam perto da baliza do Nuno com facilidade. O Porto estava a falhar e os seus jogadores não acertavam os passes, pareciam cansados.

Foi com naturalidade que aconteceu o primeiro golo do SCP, numa jogada com princípio meio e fim, bem finalizada pelo Romagnoli, que enfiou a bola pelo buraco da agulha, golo que foi mal anulado pelo árbitro.

A segunda parte, começou na mesma toada, acentuando-se o ataque do Sporting às redes de Nuno, após a expulsão justa do João Paulo, o FCP remeteu-se simplesmente à defesa, com a expectativa centrada nas grandes penalidades, era um FCP passivo e medroso, explorando de vez em quando o contra-ataque.

No prolongamento o Sporting continuou na mesma toada, com ataques constantes, principalmente depois da entrada do avançado Tiuí, que enviou uma bola a rasar o poste esquerdo da baliza de Nuno.

Pouco depois aparece o primeiro golo e já na segunda parte do prolongamento, quando os adeptos já faziam a festa apareceu o segundo golo, foi o canto do pássaro, Tiuí Tiuí, como ouvi dizer na TSF a um ouvinte a explicar os dois golos do SCP.

Quanto à arbitragem, Olegário Benquerença errou para os dois lados, primeiro em desfavor do SCP no excelente golo anulado a Romagnoli, depois, penso que seria penálti sobre o Lisandro ainda na primeira parte. Ainda aconteceram vários outros erros de arbitragem, desde agressões (Moutinho) a faltas não assinaladas.

Agora não estou de acordo com as declarações de Jesualdo, dizendo que foram prejudicados pela arbitragem, então porque não falou do golo anulado ao SCP e não criticou o fraco rendimento das pedras basilares (Lucho e Lisandro) da sua equipa? Áh Sr. Jesualdo…!!!

Pelo lado do Sporting há a destacar o bom desempenho do João Moutinho, que foi um gigante, também do Djaló, que fez um bom jogo e claro está, o Tiuí, que entrou para resolver à Liedson. Quanto ao treinador, há que louvar o facto de ter apostado numa toada atacante no prolongamento, tirando o Abel, que estava perigoso com um cartão amarelo e metendo o Tiuí. Não compreende porque não entrou (jogou) o Vukcevic, ele lá saberá, mas que não esqueça que o Vuk é um guerreiro e já deu algumas vitórias importantes ao SCP. Certo é que ganhou!

Parabéns aos campeões!