sexta-feira, dezembro 26, 2008

Fim de ano

Como é costume nesta data, o campeonato foi interrompido para os festejos do Natal e Fim de Ano. Continuo a ter pouca vontade de escrever sobre o estado do nosso futebol, pois as desilusões, tanto a nível da selecção como da arbitragem, são cada vez mais. Também esta equipa do Sporting me tem decepcionado, desde o seu treinador (em alguns casos) a vários jogadores.

No que se refere à Selecção Portuguesa, os resultados para o apuramento do campeonato do mundo foram uma decepção, em 4 jogos tem apenas uma vitória. O mais grave, perderam pontos com selecções em que os rivais vão ganhar pontos facilmente. Penso que já será muito difícil o apuramento. O Carlos Queiroz já demonstrou não saber motivar os jogadores (pelo menos os mais velhos) para fazerem grandes exibições, além de me parecer ter havido pouco trabalho de bastidores nos que se refere ao estudo das equipas adversárias. Os jogadores, muitos deles também se empenham pouco e não dão "o litro" pela selecção e pelo seu país.

A arbitragem continua em baixa, maus desempenhos, incoerências, decisões contraditórias facciosismos, e grande falta de profissionalismo. Continua a ser de minha opinião que a arbitragem deveria ser independente de qualquer órgão futebolístico.

Sobre o Sporting, existem alguns jogadores no plantel que denotam uma grande falta de consideração e respeito pelo clube que os formou, estou-me a referir, sim...., ao Miguel Veloso, Djaló, e até ao Moutinho. Eles pensam que se estivessem noutro clube em Portugal eram os jogadores que são actualmente? Apanham-se (e o Sporting proporciona-lhes) a jogar na Liga dos Campeões e na selecção nacional e querem logo ordenados fabulosos e ainda por cima não admitem ficar no banco ou jogar noutras posições mais oportunas e rentáveis para a equipa. Andam a fazer estes joguinhos de insatisfação para que os deixem ser transferidos para outros clubes da Europa. Pois se são tão bons, esses clubes que paguem as clausulas de rescisão, ou então que dêem o litro para que esses clubes se convençam que os jogadores são mesmo bons e que valem o dinheiro das clausulas. Joguem mais e não se andem a passear pelos relvados, sejam mais profissionais, pois o dinheiro que ganham já é demasiado para o que produzem.
Penso que o Paulo Bento também não está a saber gerir a situação, fala demais, manda indirectas nos órgãos de comunicação, quando o assunto deveria ser colocado aos jogadores nos balneários.


Estamos perto do final do ano e princípio de outro, só espero que as coisas melhorem no novo ano, que façam exibições condizentes, que lutem e dêem tudo em campo, só assim, contra tudo e contra todos se ganham os jogos.
Sobre contratações, apostem em jogadores júniores e outros do nosso campeonato, vêm-se muito bons jogadores no Leixões, Marítimo, Braga, etc., deixem-se de ir buscar jogadores às escuras.

Não podia deixar de dar uma palavra de apreço a dois jogadores do Sporting, ao Liedson, pois ele corre o jogo todo, demonstra garra e nunca desiste duma jogada, e ao guarda-redes Tiago, tenho a certeza que ele nutre pelo Sporting um grande carinho, "um amor futebolístico à antiga", uma dedicação inigualável, pois mesmo remetido ao banco de suplentes, está sempre pronto a ajudar a equipa quando é chamado, sem rancores, ele é um verdadeiro leão e tenho a certeza que vai ficar para sempre no clube.

A todos, um BOM ANO NOVO