quarta-feira, maio 21, 2008

Sporting Sempre!


A época desportiva do SCP 2007/2008 terminou, que ilações se podem tirar?

Ganharam a Supertaça Cândido de Oliveira (1-0) ao F.C.Porto e foram à final da Taça Carlsberg com o V. Setúbal, perdendo na lotaria dos penaltis.

Nas competições europeias chegaram aos quartos de final da taça UEFA, perdendo ingloriamente com o G. Rangers, que foi à final.

Para o campeonato, apesar das fracas prestações fora de casa (em contraste com a época transacta), em Alvalade, não perderam qualquer jogo, o que foi positivo e na recta final da liga conseguiram alcançar e manter o segundo lugar, sendo um mal menor, pois vão encaixar uma considerável soma para ajudar as parcas finanças do clube.

No domingo ganharam por 2-0 a Taça de Portugal também ao FCP, um jogo em que muitos poderiam considerar o Porto favorito pois era o campeão nacional.

O Sporting partiu para esta época “com os bolsos vazios”, tendo um orçamento oito vezes inferior ao do FCP e de metade do SLB, fazendo por isso um reforço racional do plantel.

Por tudo isto o plantel à disposição do Paulo Bento era limitado em alguns sectores, agravando-se ainda mais com as lesões, logo no início, do Pedro Silva e Derlei que prometiam uma boa temporada. Talvez por isso, fizeram um campeonato irregular, perdendo bastantes jogos fora, entregando cedo o primeiro lugar ao FCP.

O Paulo Bento tem sido coerente no aspecto disciplinar, desconheço a razão do afastamento do Stoikovic da titularidade da baliza, mas tornou-se uma opção polémica. Na final da taça deixou de fora o Vukcevic, um jogador vontadeiro e que já deu grandes alegrias aos sportinguistas, será que foi por ver o Vukcevic a falar com o Stoikovic e o Purovic? Terá que se deixar destes rancores. Outras opções a nível táctico, em jogos que perdeu, também foram criticadas (onde também me incluo). Agora há que interrogar quem tinha razão, se o Paulo Bento ou os seus críticos. Será que algum treinador, com um opositor (FCP) bem reforçado e com as condições impostas ao PB poderia ter feito melhor? Duvido!

Agora, não podemos continuar sempre assim, resignarmo-nos ao segundo lugar e ganhar uma taça de vez em quando, a direcção do clube tem a palavra. É de minha opinião que devem investir um pouco mais, têm que arriscar mais, fazerem duas ou três excelentes aquisições, daquelas que façam a diferença, pois só assim se poderá ser campeão nacional e chegar longe na Liga dos Campeões que dá milhões, pois dinheiro gera dinheiro e títulos gerem títulos.

Uma palavra para os artistas da bola, não esquecendo os outros destaco o Vukcevik, que se revelou um bom jogador, com uma entrega ao jogo de louvar; o Izmailov, um grande jogador mas a fazer exibições de altos e baixos, não se compreende, por vezes desaparece do jogo e revela-se um jogador triste; o Djaló, se tiver empenho e não se deixar arrastar por águas turvas, com a sua rapidez, poderá ser um belo jogador de nível europeu; o Miguel Veloso, que emagreceu e melhorou bastante nos últimos jogos, terá um dilema grande pela sua frente, ou se dedica à profissão futebolista, que tem grande talento, ou escolhe as passerelles, quiçá uma carreira também aliciante; por fim os dois expoentes máximos, o Liedson, uma máquina dentro do campo, sempre atrás da bola, não perdendo uma oportunidade para a meter lá dentro e o grande João Moutinho, raça, determinação, ESFORÇO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA, a alma do Leão.

Viva o SCP

2 comentários:

resistente disse...

COMUNICADO 3 / 2008


No seguimento da recente proposta da Direcção do Sporting Clube de Portugal, a ser sufragada na próxima AG do próximo dia 28, a AAS informa que:

1.Aguardou serenamente pela sessão de esclarecimento proposta pela Direcção do Clube.

2.Não se considera totalmente esclarecida quanto aos reais propósitos da operação proposta, preferindo uma reformulação da mesma em diferentes moldes, aproveitando as ideias-chaves positivas que a mesma proposta tem.

3.Os principais pontos a necessitar superior esclarecimento são:

a.A passagem da Academia para a Sporting SAD não contempla nenhuma amortização à actual dívida de 72 M€ do clube perante aquela.

b.A passagem da Academia para a Sporting SAD nos moldes propostos representa uma clara mais valia para os accionistas da SAD em detrimento do clube, dada a prevísivel valorização dos terrenos em causa

c.As VMOC’s podem ser convertiveis para acções caso o Sporting não consiga, no prazo de 5 anos, angariar os 60 M€ necessários para distribuir pelos investidores das VMOC’s. Qual é, então, a estratégia do clube para, no espaço de 5 anos, angariar tal quantia?

d.A conversão das VMOC’s em acções da Sporting SAD resultarão num aumento de capital, em que o Sporting Clube de Portugal perderá a maioria do capital social na SAD. Ainda que detentor de acções de categoria A – que permitem o bloqueio de determinadas decisões da Admnistração daquela empresa, como seja a alienação de património, a gestão do futebol do clube ficará totalmente nas mãos de investidores. Com tudo o que uma visão puramente economicista pode transportar de negativo para um clube desportivo.

e.A passagem da Sporting Comércio e Serviços para a Sporting SAD representa um claro défice ao nível ético, visto que o vendedor dos direitos televisivos tornar-se-ia igualmente o comprador.

f.É referido pela Direcção do clube que pretende investir no Projecto Desportivo. Que Projecto Desportivo é este, quais as suas linhas de orientação mestras e qual o seu planeamento estratégico?

4.Nestas condições e perante as dúvidas referidas, não considera ser plausível, aceitável ou responsável passar carta branca a ninguém, com todo o respeito que os orgãos sociais do clube nos merecem.

5.Lamenta a forma como a Direcção do clube procura impor a sua decisão, revelando a sua decisão de se demitir, caso a proposta colocada a sufrágio não seja aceite. Totalmente inaceitável, no sistema democrático em que vivemos.

6.Por tudo isto, a AAS votará em bloco “Não” e apela à mobilização dos restantes associados do clube bem como ao seu voto responsável!

Porém, mantemos a confiança que os orgãos sociais do clube consigam alterar a referida proposta indo ao encontro das preocupações dos associados.



Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas

Anónimo disse...

estas cenas do P.Bento contra stoi,Vulce,beto ,C.Martins quando ainda era do SCP, etc:tudo quanto é demais cheira mal e já está na altutura de o Sr P.Bento dar a volta ao texto sem estas tristezas que só prejudicam o clube e os jogadores.